Convict Conditioning – Resumo de 100 Dias

por Hugo

É impressionante como os primeiros dias de um novo hábito passam muito devagar, mas logo as semanas se sucedem sem você perceber direito. No final de setembro, escrevi um resumo dos 50 dias de Convict Conditioning; agora é a vez do resumo dos 100 dias, 14 semanas e meia depois do começo.

Pushups [flexões de braço]: A parte superior do meu corpo é a mais fraca e, naturalmente, as flexões de braço são exigentes para o meu físico. Comecei com o simples Passo 01 – Wall Pushups [Flexões Verticais na Parede] e logo atingi a progressão necessário para o Passo 02 – Incline Pushups [Flexões Inclinadas de Braço]. Agora, termino os 100 dias tendo garantido a progressão para o Passo 03 – Kneeling Pushups [Flexões de Braço de Joelhos].

Dia 01:  Wall Pushups – 3 séries de 40 repetições
Dia 22: Wall Pushups – 3 séries de 50 repetições
Dia 29: Incline Pushups – 2 séries de 15 repetições
Dia 99: Incline Pushups – 3 séries de 40 repetições

Leg Raises [elevações de perna]: As elevações de perna foram meu grande desafio nos primeiros 50 dias, apesar de eu ter obtido uma grande evolução de 20 para 120 repetições naquele período. O segundo passo da sequência, porém, não é tão complicado e estou próximo de terminá-lo com mais facilidade do que eu esperava.

Dia 01: Knee Tucks – 2 séries de 10 repetições
Dia 57: Knee Tucks – 3 séries de 40 repetições
Dia 64: Flat Knee Raises – 2 séries de 15 repetições
Dia 99: Flat Knee Raises – 1 série de 35 repetições; 2 séries de 30 repetições

Squats [agachamentos]: Comecei com os agachamentos somente na quarta semana, seguindo minha ideia de retornar ao treinamento de Convict Conditioning de uma forma controlada. Nos primeiros 25 dias, apenas aumentei o número de repetições do segundo passo, os agachamentos canivete. Agora, depois de 75 dias de prática, já atingi o terceiro passo, o agachamento apoiado.

Dia 26: Jackknife Squat – 2 séries de 20 repetições
Dia 75: Jackknife Squat – 3 séries de 40 repetições
Dia 82: Supported Squat – 2 séries de 15 repetições
Dia 96: Supported Squat – 1 séries de 20 repetições e 2 séries de 15 repetições

Pullups [flexões de barra]: A realidade é que as flexões de barra são igualmente meu grande sonho e meu grande pesadelo. Eu sou bastante ruim nesse exercício, mas ele é importante e eu tenho a ambição de atingir o Passo de Mestre, o 10º estágio, em todas as sequências do livro. Comecei com o primeiro passo que é ridiculamente fácil a ponto de eu já atingir o patamar de progressão no primeiro dia. Mesmo assim, resolvi me ater a ele durante um mês para treinar os movimentos e acostumar o corpo. O segundo passo, a puxada horizontal, tem um grau de dificuldade imensamente maior e sinto que permanecerei nele um bom tempo.

Dia 61: Vertical Pull – 3 séries de 40 repetições
Dia 89: Vertical Pull – 3 séries de 40 repetições
Dia 96: Horizontal Pull – 1 série de 8 repetições; 1 série de 5 repetições

É um ritmo lento de progresso – tenho certeza de que atletas e pessoas com aptidão física avançam pelos passos expostos por Paul Wade de uma forma muito mais rápida. Mesmo assim, estou bastante satisfeito porque existe consistência de esforço e de resultado. Visualmente, não houve grande impacto ou diferença. Certamente, eu não engordei e consigo sentir certos músculos, como os das coxas, das panturrilhas e do abdômen, mais firmes, mas nada que salte aos olhos.

