Novo Projeto – NaNoWriMo

por Hugo

Existem diversos caminhos para o autoaprimoramento. A transformação de velhos hábitos ruins em novos bons costumes é uma das principais. Pensar, planejar e se aventurar em projetos pessoais é uma alternativa interessante. Até agora, tenho relatado dois projetos de longa duração – o de preparo físico seguindo o treinamento do Convict Conditioning, com duas postagens semanais, e o relato semanal das minhas considerações sobre a prática diária da Meditação.

Contudo, eu queria alguma coisa que demonstrasse o poder dos projetos pessoais de duração mais limitada. Por sorte, estamos no final de outubro e mês que vem teremos o NaNoWriMo – o National Novel Writing Month, ou o Mês Nacional de Escrever Romance. Fui apresentado a esse site há cinco anos por um grande amigo do colégio que me incentivou a colocar em prática minha fantasia de escrever um livro.

Naquele primeiro ano, 2008, consegui atingir no último dia a meta de 50.000 palavras e escrevi “O Livro de Salatiel”, que acabei mostrando para pouquíssimas pessoas, mas de que tenho grande orgulho. No ano seguinte, 2009, participei, mas acabei parando na metade porque o ritmo da faculdade acabou estrangulando a trama do meu romance que, para ser honesto, já estava meio titubeante.

Depois de um hiato de três anos, vou aproveitar essa oportunidade e participar novamente do NaNoWriMo. Dessa vez, porém, serei um dos que participam roubando – não vou escrever um romance, mas uma série de artigos sobre as coisas que tenho estudado nos últimos seis anos para poder organizar meus pensamentos. Vou manter a meta de 50.000 palavras, o que deve me levar a escrever sobre 50 temas diferentes.

Espero que seja uma jornada interessante. Pretendo apresentar um resumo semanal para compartilhar as dificuldades do processo de escrever com um prazo curto e uma grande meta. Para complicar, ainda tenho a intenção de manter a regularidade de postagens aqui. Um bom desafio, como todo projeto pessoal deve ser!

