Convict Conditioning – Dia 50

por Hugo

Oitava semana, quinquagésimo dia de treinamento no “Condicionamento do Condenado”, o regime de Convict Conditioning.

Pushup
Step 02: Incline Pushup
2 sets of 25; 1 set of 10
No final do primeiro set, os músculos do braço começaram a sinalizar cansaço; metade do segundo set realizado com uma sensação considerável de incômodo e trabalho no braço; terceiro set de 10 repetições feito com dificuldades.

De volta à bancada da pia da cozinha e, desta vez, mantendo os cotovelos junto ao corpo, as flexões de braço começaram a pesar. Realizar duas séries de 25 repetições já foi, por si, um desafio. Completar com uma terceira série menor, de 10 repetições, revelou-se complicado de verdade. Ao mesmo tempo em que penso quão longe ainda estou da progressão – 3 séries de 40 repetições -, olho os números, faço as contas e percebo que acabei de fazer 60 repetições de um exercício que, há dois meses, eu dificilmente conseguiria fazer 20 vezes.

Pela primeira vez, nos dias que se seguiram senti um incômodo muito particular em ambos os braços. Não era exatamente uma fraqueza e nem chegava a ser uma dor, mas alguns movimentos ativavam certas partes dos músculos que ainda estavam se recuperando. Estou considerando seriamente reduzir o aumento de repetições na próxima semana, o que vai atrasar meu cronograma ideal imaginário de progressões. De qualquer modo, é melhor avançar poucas repetições por semana do que correr com o programa e ficar eternamente preso em um platô.

Leg Raise
Step 01: Knee Tuck
3 sets of 40
Primeiro set sem problemas; a partir da metade do segundo set, sensação de trabalho leve no abdomen e nas coxas; metade do terceiro set com pernas trêmulas.

Estou cada vez mais empolgado com a possibilidade de atingir, pela primeira vez, o segundo passo da sequência do treino de elevação de pernas. Há alguns meses, enquanto esperava um ônibus na praia, notei um homem fazendo uma série de exercícios de peso corporal. Além de uma sequência de flexões de braço impressionante, ele se pendurou em uma barra e fez cerca de cinco repetições da elevação de perna até a altura do quadril. Não foi um desempenho perfeito – ele balançava o corpo um pouco para pegar momentum e fez as repetições em cerca de 10 segundos -, mas deu para ver o quanto esse exercício exige dos músculos do abdomen e do quadril.

Com 3 séries de 40 repetições, atingi a progressão recomendada para o segundo passo, as elevações com o joelho em 90º. Apesar disso, vou me assegurar de que dominei esse primeiro passo, do recolhimento do joelho, antes de partir para frente.

Anúncios