Mindset

por Hugo

Procurei uma tradução razoável para o termo em inglês “mindset“, mas encontrei pouca alternativa. “Mentalidade” é a minha preferida, dado que ela explica que se trata de uma forma de raciocinar, de agir e até de sentir, mas perde a sutileza da associação com toolset, o conjunto de ferramentas para dado serviço.

Antes de começar uma tarefa – digamos, faxina na casa – é importante reunir todos os utensílios que serão úteis. Vassoura, pá, balde, produtos de limpeza, panos de chão, etc. Preparar o ambiente também é uma medida inteligente – guardar roupas e brinquedos, deixar o cômodo da vez livre de pessoas e de bichos, etc.

Contudo, existe um passo anterior e primordial, muitas vezes ignorado e, por consequência, mal-feito: a adoção do mindset apropriado, da mentalidade ótima àquela situação. Esse estágio crítico tem relação com a etapa de definição conceitual de um estudo ou de uma obra. Nesse momento é que você estabelece as fundações sobre as quais edificará seu tento. Bases frágeis geralmente terminam em um trabalho muito mais ou menos.

No nosso exemplo bobo, a mentalidade da limpeza envolve ter em mente que quanto mais limpa você deixar a casa, mais tempo ela ficará apresentável; que é preciso dedicar um tempo razoável, sem excessos, a cada lugar; que o empenho não tem finalidades apenas estéticas, mas também de saúde física e psicológica; que você não precisa fazer toda a limpeza de uma só vez, mas dividir em blocos de 20 minutos de esforço e 10 minutos de descanso; que quanto mais objetos sem utilidade prática você acumular em casa, mais coisas para limpar e espaço utilizado para guardar e superfícies para a poeira juntar; e por aí vai.

O mindset não é a sua Weltanschauung, sua visão de mundo que inclui todos os seus princípios, sua bússola interna, seu código de honra particular, suas crenças. Para o seu maior conforto, sua mentalidade deve ser coerente com sua visão de mundo, mas ela é apenas um conjunto de diretrizes mentais aplicável a uma situação em particular. É exatamente como um conjunto de ferramentas – você tem ferramentas para trabalhos manuais, tem ferramentas de colagem, de pintura, de costura, de cozinha, de limpeza, de escrita…

É neste ponto que a relação que o mindset e o toolset é importante. Existe uma mentalidade adequada para cada situação em que você se propuser. Imagine pregar um quadro usando uma agulha de costura! A mentalidade necessária para lidar com a falência da empresa, digamos, é bem diferente daquele que é ideal para o diretor de uma companhia aérea em ascensão.

Anúncios