Convict Conditioning – Dia 26

por Hugo

Nesta minha terceira tentativa com o sistema criado por Paul Wade em seu “Convict Conditioning”, resolvi avançar com cautela e adicionar lentamente as sequências de exercício. Comecei com as flexões de braço e as elevações de perna. Nesse 26º dia, quase no final do primeiro mês de treinamento, achei que estaria pronto para iniciar a terceira sequência de exercícios, a de agachamentos.

Squat
Step 02: Jacknife Squat
2 sets of 20

Por que começar no Passo 2, o “Jacknife Squat”, que pode ser traduzido como “agachamento canivete” [o canivete vem da posição inicial]? Porque o primeiro passo é mais difícil para uma pessoa com pouco senso de equilíbrio ou parte superior do corpo fraca. Eu, pelo menos, não consegui fazê-lo direito e tentei de verdade.

Agachamentos, a princípio, parecem ser muito fáceis. Se você tentar nesse instante, verá que fazer uns dois ou três é muito tranquilo. Agora, quando você passa do décimo, seu corpo começa a aquecer, bate uma sede, as coxas ardem… e quando termina uma série, tudo o que você menos quer é começar a seguinte. Para completar, subir escadas depois desse exercício pode se tornar um processo um tanto mais lento.

Como eu já tinha me aventurado neste campo antes, no meio do ano passado, sabia que uma das chaves desse passo é realmente utilizar o apoio proposto. Se você simplesmente encostar no apoio, mas deixar todo o peso nas suas pernas, estará, na realidade, fazendo algo mais perto do agachamento completo.

Além disso, outra dificuldade surge em não deixar seu corpo “quicar” na posição intermediária – quero dizer, não descer e imediatamente subir, utilizando o momentum do movimento. Não é à toa que o autor recomenda 1 segundo de parada na posição mais inferior. Outra recomendação é manter a planta dos pés firme no chão – nada de agachar na ponta dos pés [como eu fazia antes de treinar com o CC]!

Esta primeira rodada foi tranquilo e decidi que deveria me ater ao nível intermediário, que seria mais seguro. Daqui sete dias, vai começar a caminha rumo à progressão recomendada, 3 séries de 40 repetições.

Anúncios