Convict Conditioning – Dia 8

por Hugo

Se eu estivesse seguindo rigorosamente o planejamento do livro, este post deveria tratar do dia 5 do treinamento. Porém, ao contrários das minhas primeiras duas tentativas com o Convict Conditioning, eu resolvi começar apenas com os exercícios de um dia para reacostumar meu corpo com a ideia de exercícios físicos. Aos poucos, vou acrescentando os demais.

Pushup
Step 01: Wall Pushup
3 sets of 45
Corpo trêmulo a partir do segundo set.

Em comparação com o primeiro dia, o corpo continuou a tremer a partir da segunda rodada de exercício. A diferença é que agora eu acrescentei cinco repetições para cada série. O maior desafio para grande parte das pessoas talvez seja manter o ritmo de 2:1:2, ou seja, 2 segundos na aproximação da parede, 1 segundo nesta posição contraída, 2 segundos no retorno à posição inicial. Eu também costumo ficar cerca de 1 segundo na posição inicial para ter certeza que não estou agindo apenas como efeito do momentum.

14:22 – Leg Raise
Step 01: Knee Tuck
2 sets of 15
Sensação de trabalho no abdômen, no quadril e na parte anterior das coxas; real dificuldade no segundo set.

Como eu falei na primeira vez, esse exercício é bem mais difícil do que parece. Na segunda série de repetições, minhas coxas já resistiam ao movimento de dobrar os joelhos e tive que me esforçar para fazer tudo como prescrito. Outro alerta dado pelo Paul Wade, o autor do Convict Conditioning, é a tentação de fazer a repetição meia-boca, só para contar número. A verdade é que nesse exercício físico como em qualquer coisa na vida, o real interessado em que seja feito direito é você. As ações são suas, as consequências também. Quem ganha e quem perde, no final das contas, sempre é quem faz.

Na próxima semana, no dia 15 do CC, vou atingir o critério avançado de progressão da Wall Pushup. Apesar disso, ainda devo fazer esse exercício de novo na semana seguinte para ter certeza de que realmente dominei o movimento. Assim, só no dia 29 é que terei minha primeira “promoção”, do passo 1 para o passo 2 das flexões de braço.

